quinta-feira, 27 de julho de 2017

Resolução da ANAC - Nova Franquia de Bagagens

           Burbúrios foram emitidos e por fim se tornaram reais. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) mudou as regras para o despacho de bagagem e para bagagem de mão neste ano de 2017. A intenção foi de aproximar o país do que é praticado no mundo todo. Sim, em outros países se você quer despachar sua bagagem, tem que pagar. E este assunto está dando o que falar.
            A loucura e a confusão tomaram conta dos passageiros na hora de adquirirem suas passagens aéreas. Muitas perguntas surgem, como: “se eu comprar essa passagem posso despachar quanto? ”, “o que significa essa nova categoria de passagem? ” ou “os voos nacionais permaneceram com a mesma franquia?”
            Se você, como eu, já se fez ou está se fazendo essas ou outras perguntas, leia este post até o fim, pois tentarei esclarecer nossas dúvidas cruéis.


COMO ERA?
            Até então, para voos domésticos, todo mundo podia despachar 23kg e levar uma bagagem de mão de até 5kg. Para voos internacionais era permitido despachar duas malas de até 32kg cada e uma bagagem de mão variando entre 8 e 10 quilos. O cliente não pagava nada a mais por isso, porém, no valor da passagem aérea, o preço da franquia já estava incluso.


COMO FICOU?
            Agora, caberá a cada companhia aérea escolher quantas e quais das suas tarifas (categorias de passagem) incluirão ou não a franquia de bagagem. Caso a companhia opte por não utilizar a nova franquia, a passagem deve, necessariamente, ser mais barata do que as já oferecidas atualmente (antes da mudança).
            Algumas aéreas já se adequaram e anunciaram os valores.


            A partir do dia 18 de maio de 2017, a Latam alterou sua franquia, porém, ainda não irá cobrar por bagagens despachadas, apenas mudaram a quantidade de peças e o peso permitido.
      VOOS NACIONAIS: 1 peça de 23kg;
       VOOS NA AMÉRICA DO SUL E CARIBE: 1 peça de 23kg;
        OUTRAS ROTAS INTERNACIONAIS: 2 peças de 23kg;
        MALA DE MÃO: até 10kg.
Lembrando que estas regras passaram a valer para bilhetes comprados a partir do dia 18/05/2017. Passageiros que compraram antes desta data, mas irão voar depois dela, seguirão as regras antigas.
            A Latam passou a cobrar apenas por excedentes, ou seja, pela 2ª mala despachada em voos nacionais e para a América do Sul e Caribe e pela 3ª em outros voos internacionais.
            Em um futuro próximo, a empresa poderá iniciar as cobranças já pela 1ª bagagem despachada.




            Com o slogan “agora, quem leva só a bagagem de mão paga menos na passagem”, a Gol dividiu suas tarifas em várias classes, podendo o passageiro escolher a que mais se adapte às próprias necessidades para determinado voo.
·         A partir de 14 de março de 2017:
      Malas de mão poderão ter até 10kg de peso e dimensões de 40 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).
·         A partir de 20 de junho de 2017:
        As classes para despacho gratuito de mala passaram a ser:

            A Classe Gol Premium está disponível apenas para voos internacionais e a Classe Light foi criada para quem não quer despachar mala e levar apenas 1 bagagem de mão, apresentando a tarifa mais baixa.
      Para despachar excedentes:

            Aqui, um primeiro olhar chega a confundir, mas a Gol passou a cobrar apenas por excedentes de bagagem, como a Latam. Portanto, se eu escolher a Tarifa Light, que não dá direito à despacho de mala gratuito, e quiser despachar bagagem, serei tarifada de acordo com a tabela acima e por aí vai.




            A partir de 1º de junho de 2017, a Azul, a exemplo das outras companhias aéreas, passou a cobrar pelo excedente de bagagens despachadas.
            A mala de mão passa a ser aceita com até 10kg e somatória das dimensões de até 115cm.
·         VOOS NACIONAIS:
            Agora, as passagens da Azul estão classificadas em duas categorias:
      MaisAzul: mantém a prática atual, 23kg de despacho e 10kg de mão, podendo pagar pelo excesso;
      Azul: o cliente paga mais barato pela passagem se comparado ao preço da tarifa MaisAzul e poderá escolher pela compra ou não do serviço de bagagem despachada. Se optar pela compra, a qualquer momento, ele pagará R$30,00 pelo site, call center e aplicativo e R$50,00 no aeroporto. Os 10kg da mala de mão estão valendo.

·         VOOS INTERNACIONAIS:
Aqui a divisão é feita entre classe Executiva e Econômica para Estados Unidos e Europa e sem divisão de classe para América do Sul e Caiena.
                 3 de 23kg                    2 de 23kg                               1 de 23kg



            A Avianca também não se diferenciou das outras aéreas e estabeleceu seus preços da seguinte maneira, para passagens compradas a partir de 1º de julho de 2017:
      VOOS NACIONAIS: Adulto – 23 kg.
                                     Criança – 23 kg.
                                     Infant (colo) – 10 kg

      VOOS INTERNACIONAIS:
América Latina

Adulto/Criança: 1 peça de 23kg na classe econômica e 2 peças de 23kg cada na classe executiva.
Bebê (0 a 23 meses): 1 peça de 10kg na classe econômica e 2 peças de 23kg cada na classe executiva.  

Estados Unidos

Adulto/Criança: 2 peças de 23kg cada na classe econômica e 3 peças de 23kg cada na classe executiva.
Bebê (0 a 23 meses): 1 peça de 10kg na classe econômica e 3 peças de 23kg cada na classe executiva.  
            A bagagem de mão passa a ser de até 10kg e com a somatória das dimensões de até 115cm.
            E já que estamos neste assunto, aqui vão mais algumas franquias de aéreas internacionais.





            A American Airlines manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A política é válida para todas as classes.



         A KLM ainda não alterou suas políticas de bagagem. Por enquanto, os passageiros das classes Economy e Economy Comfort seguem podendo levar duas malas de até 32 kg, além de uma bagagem de mão mais um acessório pesando juntos até 12 kg. Passageiros da World Business Class podem despachar duas malas de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão e acessório pesando juntos até 18 kg.


            As demais companhias aéreas, até agora, seguem com suas franquias como de costume.
            E assim encerro este longo e totalmente útil post e espero ter ajudado a sanar as dúvidas de todos, inclusive as minhas, rsrsrs, sobre a nova resolução da ANAC.
            Sempre que necessário, consultem-no!!!
            Quaisquer dúvidas, erros ou elogios, deixem nos comentários abaixo!!

            Beijos, beijos!!

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