Burbúrios foram emitidos e por fim se
tornaram reais. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) mudou as regras para
o despacho de bagagem e para bagagem de mão neste ano de 2017. A intenção foi
de aproximar o país do que é praticado no mundo todo. Sim, em outros países se
você quer despachar sua bagagem, tem que pagar. E este assunto está dando o que
falar.
A
loucura e a confusão tomaram conta dos passageiros na hora de adquirirem suas
passagens aéreas. Muitas perguntas surgem, como: “se eu comprar essa passagem
posso despachar quanto? ”, “o que significa essa nova categoria de passagem? ”
ou “os voos nacionais permaneceram com a mesma franquia?”
Se
você, como eu, já se fez ou está se fazendo essas ou outras perguntas, leia
este post até o fim, pois tentarei esclarecer nossas dúvidas cruéis.
COMO ERA?
Até
então, para voos domésticos, todo mundo podia despachar 23kg e levar uma
bagagem de mão de até 5kg. Para voos internacionais era permitido despachar
duas malas de até 32kg cada e uma bagagem de mão variando entre 8 e 10 quilos.
O cliente não pagava nada a mais por isso, porém, no valor da passagem aérea, o
preço da franquia já estava incluso.
COMO FICOU?
Agora,
caberá a cada companhia aérea escolher quantas e quais das suas tarifas
(categorias de passagem) incluirão ou não a franquia de bagagem. Caso a
companhia opte por não utilizar a nova franquia, a passagem deve,
necessariamente, ser mais barata do que as já oferecidas atualmente (antes da
mudança).
Algumas
aéreas já se adequaram e anunciaram os valores.
A
partir do dia 18 de maio de 2017, a Latam alterou sua franquia, porém, ainda
não irá cobrar por bagagens despachadas, apenas mudaram a quantidade de peças e
o peso permitido.
VOOS
NACIONAIS: 1 peça de 23kg;
VOOS NA AMÉRICA
DO SUL E CARIBE: 1 peça de 23kg;
OUTRAS
ROTAS INTERNACIONAIS: 2 peças de 23kg;
MALA DE
MÃO: até
10kg.
Lembrando que estas
regras passaram a valer para bilhetes comprados a partir do dia 18/05/2017.
Passageiros que compraram antes desta data, mas irão voar depois dela, seguirão
as regras antigas.
A
Latam passou a cobrar apenas por excedentes, ou seja, pela 2ª mala despachada
em voos nacionais e para a América do Sul e Caribe e pela 3ª em outros voos
internacionais.
Em
um futuro próximo, a empresa poderá iniciar as cobranças já pela 1ª bagagem
despachada.
Com o slogan “agora, quem leva só a
bagagem de mão paga menos na passagem”, a Gol dividiu suas tarifas em várias
classes, podendo o passageiro escolher a que mais se adapte às próprias necessidades
para determinado voo.
·
A partir de 14 de março de 2017:
Malas de mão poderão ter até 10kg de peso
e dimensões de 40 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).
·
A partir de 20 de junho de 2017:
As classes para despacho gratuito de mala passaram
a ser:
A Classe Gol Premium está disponível
apenas para voos internacionais e a Classe Light foi criada para quem não quer
despachar mala e levar apenas 1 bagagem de mão, apresentando a tarifa mais
baixa.
Para despachar excedentes:
Aqui, um primeiro olhar chega a
confundir, mas a Gol passou a cobrar apenas por excedentes de bagagem, como a
Latam. Portanto, se eu escolher a Tarifa Light, que não dá direito à despacho
de mala gratuito, e quiser despachar bagagem, serei tarifada de acordo com a
tabela acima e por aí vai.
A partir de 1º de junho de 2017, a
Azul, a exemplo das outras companhias aéreas, passou a cobrar pelo excedente de
bagagens despachadas.
A mala de mão passa a ser aceita com
até 10kg e somatória das dimensões de até 115cm.
·
VOOS
NACIONAIS:
Agora, as passagens da Azul estão
classificadas em duas categorias:
MaisAzul: mantém
a prática atual, 23kg de despacho e 10kg de mão, podendo pagar pelo excesso;
Azul: o
cliente paga mais barato pela passagem se comparado ao preço da tarifa MaisAzul
e poderá escolher pela compra ou não do serviço de bagagem despachada. Se optar
pela compra, a qualquer momento, ele pagará R$30,00 pelo site, call center e
aplicativo e R$50,00 no aeroporto. Os 10kg da mala de mão estão valendo.
·
VOOS
INTERNACIONAIS:
Aqui
a divisão é feita entre classe Executiva e Econômica para Estados Unidos e
Europa e sem divisão de classe para América do Sul e Caiena.
3 de 23kg 2 de 23kg 1 de 23kg
A Avianca também não se diferenciou
das outras aéreas e estabeleceu seus preços da seguinte maneira, para passagens
compradas a partir de 1º de julho de 2017:
VOOS
NACIONAIS: Adulto – 23 kg.
Criança – 23 kg.
Infant (colo) – 10 kg
Criança – 23 kg.
Infant (colo) – 10 kg
VOOS
INTERNACIONAIS:
América
Latina
Adulto/Criança: 1 peça de 23kg na
classe econômica e 2 peças de 23kg cada na classe executiva.
Bebê (0 a 23 meses): 1 peça de
10kg na classe econômica e 2 peças de 23kg cada na classe executiva.
Estados
Unidos
Adulto/Criança: 2 peças de 23kg
cada na classe econômica e 3 peças de 23kg cada na classe executiva.
Bebê (0 a 23 meses): 1 peça de
10kg na classe econômica e 3 peças de 23kg cada na classe executiva.
A
bagagem de mão passa a ser de até 10kg e com a somatória das dimensões de até
115cm.
E
já que estamos neste assunto, aqui vão mais algumas franquias de aéreas
internacionais.
A American
Airlines manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem
custo duas bagagens de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão de 10 kg. A
política é válida para todas as classes.
A KLM ainda não alterou suas políticas de bagagem. Por
enquanto, os passageiros das classes Economy e Economy Comfort seguem podendo
levar duas malas de até 32 kg, além de uma bagagem de mão mais um acessório
pesando juntos até 12 kg. Passageiros da World Business Class podem despachar
duas malas de até 32 kg e levar mais uma bagagem de mão e acessório pesando
juntos até 18 kg.
As demais
companhias aéreas, até agora, seguem com suas franquias como de costume.
E assim
encerro este longo e totalmente útil post e espero ter ajudado a sanar as
dúvidas de todos, inclusive as minhas, rsrsrs, sobre a nova resolução da ANAC.
Sempre que
necessário, consultem-no!!!
Quaisquer
dúvidas, erros ou elogios, deixem nos comentários abaixo!!
Beijos,
beijos!!
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